sábado, 4 de junho de 2011

CURIOSIDADE: Vacina bloqueia efeitos da cocaína em camundongos


Segundo a revista Época, "Pesquisadores da Universidade Cornell, em Ithaca, e do Instituto de Pesquisa Scripps, em La Jolla, ambos nos Estados Unidos, produziram uma vacina segura que cria imunidade contra os efeitos da cocaína em camundongos. Ela combina partes do vírus do resfriado com partículas que imitam a droga. "
No estudo, publicado no dia 4 de janeiro na edição online do Molecular Therapy, do Instituto Naciona de Abuso de Drogas dos EUA, os cientistas dizem que esta nova estratégia pode ser a primeira a oferecer aos dependentes de cocaína uma forma bastante simples de interromper e reverter este hábito nocivo. Além disso, a vacina pode ser útil no tratamento de outros tipos de droga, como nicotina, heroína e outros opiáceos.

Segundo o líder do estudo, Ronald G. Crystal, diretor e professor da medicina genética do Weill Cornell Medical College, os anticorpos produzidos em camundongos pela vacina se ligam, e sequestram, as moléculas de cocaína antes que a droga chegue ao cérebro desses animais – e impede qualquer hiperatividade relacionada à cocaína. O efeito da vacina dura até 13 semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário